Os vasinhos no rosto têm tratamento sim!


Ao contrário do que muitos pacientes imaginam, os vasinhos no rosto têm tratamento sim! Telangiectasias, são pequenos vasos sanguíneos dilatados (vermelhos ou azulados), próximos à superfície da pele ou de membranas mucosas. Podem se desenvolver em qualquer área do corpo, mas são mais comuns ao redor do nariz, nas bochechas e no queixo. Que podem ocorrer espontaneamente (genética) ou estar associadas a diversos fatores, como rosácea, envelhecimento, exposição solar em excesso, tabagismo, gestação e uso crônico de corticoides. Eles podem ser lineares, arboriformes, papulares e aracneiformes.



Tratamento
Entre os recursos mais eficientes para tratar esses vasinhos são: o Laser de Pulso Longo e a Luz Intensa Pulsada, já que atuam pelo princípio da fototermólise seletiva (onde o alvo é oxi -hemoglobina, encontrado nos vasinhos). É um método eficiente, indolor, seguro e não invasivo. 

Como funciona
A energia luminosa produzida pelo laser ou luz penetra na pele da região a ser tratada, sendo absorvida pela hemoglobina (pigmento que dá cor ao sangue) do vaso. Esta energia luminosa é convertida em calor, coagulando o sangue e destruindo as paredes dos vasos. Ao longo do tempo e com o acúmulo de sessões, o vaso vai sendo reabsorvido pelo organismo, seu calibre vai diminuindo até que ele desapareça ou fique bem menos visível.
Após o procedimento, ocorre discreta vermelhidão que desaparece em pouco tempo, podendo o paciente retornar às atividades habituais logo após o tratamento. Importante evitar exposição solar e usar fotoprotetor específico. 

Sessões
O número de sessões é variável, mas em geral obtemos bons resultados com 3 a 5 sessões. Vasos faciais grandes e vermelhos respondem mais rápido ao tratamento com laser. Vasinhos nasais podem ser mais resistentes ao tratamento a laser e geralmente requerem múltiplas sessões. Os vasinhos podem retornar depois de algum tempo, pois são influenciados por fatores genéticos e hormonais, mas o tratamento pode ser repetido se necessário. Cada caso é diferente e uma avaliação profissional é fundamental.


Contra - indicações
Peles bronzeadas Gestantes e Lactantes Portadores de doenças autoimunes.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas