Chocolate x acne

O chocolate não é vilão, causador da acne.
O surgimento ou agravamento das espinhas está relacionado com a ingestão de
alimentos de alto índice glicêmico, isso é, alimentos ricos em açúcares (carboidratos).


O chocolate para ficar bem docinho, recebe uma grande quantidade de leite e açúcar na sua composição. Essa combinação de leite e carboidrato é uma "bomba" estimuladora da glândula sebácea. O açúcar em excesso estimula a produção exagerada de insulina, que quando acumulada por um mecanismo de resistência à insulina promove a liberação de hormônios androgênicos que favorecem a acne em quem tem predisposição genética.
Além disso, o chocolate é rico em gordura, e quando consumido em excesso (favorece a produção de sebo pela glândula sebácea = aumento da oleosidade da pele) funciona como um verdadeiro gatilho na piora do quadro!


Pizza, hambúrguer, cachorro quente, amendoim, avelã e outros frutos secos também podem causar espinhas porque também são ricos em gordura, que dificultam a digestão e aumentam as chances de intoxicação do organismo. Vale lembrar que existem outros fatores que estimulam a acne e outras causas não alimentares.


Você sabia

Que o cacau é o mocinho na história, ele é rico em antioxidantes, sendo ele o responsável pelos benefícios do chocolate.
Que o chocolate amargo é rico em triptofano, magnésio e estimula a produção de serotonina, que auxilia na redução dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse, no organismo.
E que o chocolate branco não possui cacau, nem substâncias antioxidantes, e pode ter mais de 50% de açúcar em sua composição??!!


Dica 

Dê preferência para chocolates com teor reduzido de açúcar, amargos e meio-amargos, que têm antioxidantes benéficos para a pele.

Comentários

Postagens mais visitadas